A essência inalterada da Praia de Mira

Quando miúda era relativamente comum passar alguns dos fins de semana de verão a passear pela Praia de Mira. Agora que aqui volto devo dizer que sinto esta “vila praia” inalterada na sua essência.

 
 
As recordações que tinha deste lugar permanecem capazes de me ajudar na orientação de hoje; tudo parece estar no mesmo sitio, parado no tempo, embora saiba que não é verdade; vejo-o pelas gruas de novas construções que brotam por entre o antigo.

Mas há costumes e tradições que não se alteraram nesta que outrora fora uma simples aldeia piscatória de finas areias brancas molhadas pelo mar do Oceano Atlântico.

Agora o simples título de aldeia já não lhe cabe; tornou-se maior e mais concorrida e passou a freguesia de uma vila, Mira. O mar já não tem apenas barcos, mas também surfistas; A beira de praia já não tem apenas pescadores, mas também veraneantes que por aqui passam férias e agitam a vida da Praia de Mira no verão.

 

Mas esta agitação veranil não lhe tira a graça da Barrinha, o ar puro da Mata Nacional, as dunas cuidadas, os pôr-do-sol magníficos, a simpatia do povo. E há outra coisa que aqui permanece desde os tempos idos: a Arte Xávega.

 

Esta arte piscatória de arrasto já não é hoje puxada por juntas de bois, nem os barcos guiados a remos como fora em tempos; hoje são os tratores e os motores o que lhes ocupa o lugar. Mas a essência está lá. As redes continuam a ser esticadas todas as manhãs, quase de madrugada, assim o mar o permita; as mãos calejadas da prática continuam a enrolar a corda que vai saindo da água; a azáfama, os mirones, as gaivotas, tudo continua lá até que o peixe surja saltitante na areia, coberto pela rede que acaba de sair do mar salgado.

 

A tradição converge aqui com os novos tempos como se sempre assim tivesse sido. Nesta praia da Costa de Prata a singularidade vale ouro e merece, por isso, cada momento que lhe possamos dar.

 


Onde ficar

A Praia de Mira está munida de vários parques de campismo, hotéis e alojamentos locais. Porém, durante os dias que lá permaneci tive o privilégio de usufruir da estadia nos bungalows sobre a lagoa do Parque de Campismo Municipal de Mira.

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nádia Costa (@ideviajarmulher) a

 

Estes bungalows, que remetem para as antigas casas utilizadas pelos pescadores e construções típicas da Praia, os Palheiros de Mira, permitem o alojamento de até 5 pessoas e estão totalmente equipados (têm cozinha, WC, aparcamento, loiça, roupa e outros cómodos), além de uma vista absolutamente incrível para as dunas e o pôr-do-sol!

 

O que fazer ou visitar

Na Praia de Mira, além das idas à praia para usufruir do mar e das areias brancas e finas, podemos optar por outras atividades e afazeres, neste local repleto de recursos para uma óptima permanência e distração.

Visitar o Museu Etnográfico alojado num Palheiro junto à Barrinha pode ser uma óptima opção para se conhecerem a origem, os costumes e o desenvolvimento da Praia de Mira.

Passear pela Praia e visitar o monumento à “Gente da Praia de Mira” e a Capela da Nossa Senhora da Conceição, datada de 1843 – e que, mantendo a sua traça e localização originais, é cuidada pelos pescadores e pelas suas famílias que nela ainda agradecem e pedem proteção nas lides do mar – é plano a não perder.

 

Ter aulas de surf na escola junto à praia ou realizar alguns dos 6 percursos pedestres que se totalizam em cerca de 60 Km e passam por alguns dos pontos de principal interesse da vila de Mira, também podem ser óptimas opções de atividades fora de portas.

Para a diversão noturna também há opções! A Praia de Mira tem vários cafés, bares e restaurantes, com vista para o mar ou para a lagoa, de que podemos desfrutar enquanto saboreamos um bom peixe ou uma bebida de fim de tarde!

 

Sabiam que…

Apesar de todas as vantagens faladas anteriormente, a Praia de Mira é a única praia do mundo que recebe a distinção de Bandeira Azul desde o início da sua atribuição, em 1987 (há 33 anos)?

Quando na praia não deixamos de reparar na longa linha de bandeiras devidamente colocadas ao longo do areal e que nos indicam a excelência deste local!

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: