Acampar na serena São Pedro de Moel

Os meus 3 meses de férias de verão quando andava na escola, salvo raras excepções, sempre foram passados entre as praias do concelho da Figueira da Foz e as praias do concelho da Marinha Grande. Era nestas águas geladas e nestes areais com nortada que me bronzeava – dentro do que o meu tom de pele permite, o que não é muito! No entanto, há muito que não acampava por estas bandas.

 

Aproveitando o feriado de 15 de agosto calhar a uma quinta-feira, tirei mais 3 dias da minha semana normal e rumei até uma praia que sempre gostei muito de visitar e onde cheguei a frequentar as maravilhosas piscinas de água salgada (hoje tristemente encerradas e ao abandono), mas onde nunca tinha acampado: São Pedro de Moel.

Este lugar do concelho da Marinha Grande está embrenhado no Pinhal de Leiria e é possivelmente do mais pitoresco e calmo que a Costa de Prata portuguesa pode oferecer (mesmo em agosto, o que à partida poderia ser pouco expectável)!

 

Para acampar escolhi o parque CAMPINGIR que, embora um pouco datado e com uma ligeira falta de manutenção, foi o parque que sempre me despertou mais interesse por se localizar junto ao Farol Penedo da Saudade, de frente para o mar, bastante perto das praias Velha e da Concha e a cerca de 15 minutos (1,5 Km) a pé do centro do lugar. Esta proximidade ao oceano e embrenho no pinhal permite-nos adormecer embalados pelos sons dos grilos e das ondas, acordar com um nascer do sol lindíssimo e acabar a tarde a observar um pôr-do-sol magnífico na linha do horizonte!

 

Caso pretendam ficar mais junto à povoação têm também o parque de campismo Orbitur ou, se preferirem, algumas opções de alojamento local/hoteleiro.

São Pedro de Moel está munido de tudo quanto necessário para se passarem uns dias de descanso sem sair do lugar: há mercearias, farmácia, lojas de conveniência, correios, ATM/Multibanco, restaurantes, cafés, bares, escola de surf e gentes simpáticas; só precisamos decidir o que fazer por aqui!

 

Ir à praia

De bastante fácil acesso a pé ou de bicicleta a partir dos parques de campismo ou do centro do lugar têm três praias: a Praia Velha, de grande areal, vigiada e com uma lagoa de água doce proveniente do Ribeiro de São Pedro que desce a encosta do pinhal e que desagua ali; a Praia da Concha, mais pequena, recatada, de acesso mais difícil e sem vigilância; e a Praia de São Pedro de Moel, no centro da povoação, mais concorrida, de acesso fácil a pessoas com dificuldades de locomoção e vigiada. Há as para todos os gostos, basta escolher!

 

Visitar o Farol, o Museu e a Capela

Se apanharem um dia mais cinzento e que não convide para ir à praia podem sempre aproveitar para visitar os principais pontos de interesse cultural da aldeia: o Farol Penedo da Saudade, cujo início da atividade data de 1912 e que conta com uma torre de 32 metros de altura; a Casa Museu Afonso Lopes Vieira, oferecida ao poeta pelo pai em 1902 como presente de casamento e mais tarde transformada, em parte, em colónia infantil; ou a Capela São Pedro de Moel.

 

Passear pelo lugar

Passear a pé pelo lugar de São Pedro de Moel também é uma boa opção e garanto que não se irão arrepender. Toda a aldeia é bastante pitoresca e dispõe de miradouros e jardins, como o Jardim do Vale ou o Jardim do Bambi, que permitem desfrutar de paisagens panorâmicas deslumbrantes, fazer exercício, levar as crianças ao parque infantil ou simplesmente sentar na esplanada e comer um gelado!

Se preferirem também podem aventurar-se um pouco mais e fazer um (ou todos!) dos 3 percursos pedestres existentes e que passam pelo meio do lugar e da mata, ficando a conhecer a fauna e a flora do local.

 

Conhecer as redondezas

De carro ou de bicicleta, porque existem boas ciclovias pela costa, é também possível atravessar parte da Mata do Rei (ou Pinhal de Leiria) e visitar as praias vizinhas da Pedra Lisa, de Vieira de Leiria e do Pedrogão, a Lagoa da Ervedeira, a Mata do Urso, a Mata do Pedrogão ou a Marinha Grande. Basta aventurarem-se e descobrirem este bocadinho de pérola da Costa de Prata!

 

E agora, vamos à praia? 😀

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: