Buracas do Casmilo, um segredo que vale a pena passar de boca em boca

É entre as serras da Senhora do Círculo e de Janeanes que se esconde aquele que foi, e talvez ainda seja, um dos segredos mais bem guardados do concelho de Condeixa-a-Nova, as Buracas do Casmilo.

 

Foi por acaso, durante uma pesquisa no Google, que descobri a existência das “bocas da serra”, como também são popularmente conhecidas as buracas. Esta descoberta involuntária criou em mim tamanha curiosidade que pouco tempo passou até que rumasse à aldeia do Casmilo para conhecer de perto aquele fenómeno espeleológico; depois dessa, já lá voltei outras vezes!

 

O que são

Localizadas numa zona calcária e, por isso, propícia à formação de grutas, as Buracas do Casmilo são a prova de um fonómeno espeleológico chamado incasão. Este fenómeno baseia-se no derrube do tecto da câmara principal de uma gruta, deixando visíveis apenas as salas laterais. Estas salas, de uma gruta que em tempos terá existido no Vale das Buracas, é o que hoje podemos observar e ao que popularmente chamam de “bocas da serra”.

 

Como chegar

É a partir da aldeia do Casmilo, por um caminho de terra batida, que chegamos ao Vale das Buracas. O percurso até lá possibilita-nos a fruição de uma paisagem cársica única, que se desdobra por entre montes e vales a perder de vista e onde não faltam maroiços e rebanhos, tão tradicionais da cultural agricola da zona.

Embora atualmente seja possível ir de carro até ao vale, deve ser previlegiado fazer-se o caminho a pé. Os carros acabam por poluir e destruir mais a área do que um simples caminheiro, por isso, nada como aproveitarmos para fazer um pouco de exercício e usufruir da natureza como ela é! O percurso entre a aldeia, onde devem deixar os carros, e as Buracas tem cerca de 1,2 Km e um grau de dificuldade Fácil, por isso, não há desculpas!

 

O que fazer

Além de ser um óptimo sítio para realizar caminhadas e tirar fotografias únicas, as Buracas do Casmilo são também conhecidas pela possibilidade de ali se realizar escalada. É, sem sombra de dúvida, um local a não perder!

 

O que ver nas redondezas

Quer no concelho de Condeixa-a-Nova, quer no vizinho concelho de Penela é possível conhecer e usufruir de incríveis locais para atividades ao ar livre, como as ruínas romanas de Conímbriga ou a Cascata da Pedra da Ferida e o Castelo do Germanelo, dos quais também já vos falei aqui.

 

E agora, vamos dar uma volta pela natureza? 🦎

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: