Entre montes e vales, o presépio que é Piódão

São sinuosas as estradas que nos guiam pelos montes e vales da Serra do Açor até àquela que é conhecida como a aldeia presépio de Portugal, Piódão.

 

Porém, não são as linhas tortas que nos impedem de querer ver, primeiro ao longe, como uma aldeia encantada, e depois mais perto, com as suas tradições seculares, uma das aldeias mais bonitas e típicas do país.

Quase perdida na encosta de um vale da Serra do Açor é o xisto das casas, que se encerram em portas e janelas azuis e brancas e de onde sobressai a branca igreja matriz, o que torna esta aldeia num dos locais mais encantados do país.

 

Não tomaremos nela o preconceito do tamanho e pensar que se encontra desprovida de atividade. Os passeios pela aldeia, as caminhadas pela serra até aos lugares vizinhos, a fruição das praias fluviais ou a visita aos pontos etnográficos são todos atividades possíveis e aconselháveis se quiserem conhecer e usufruir desta aldeia tipologicamente histórica e de idade desconhecida.

Mas não fiquemos por ali. A pé ou de carro, vale a pena descer até Foz d’Égua e sermos recebidos pela ponte de dois arcos onde as límpidas águas das ribeiras de Chãs d’Égua e do Piódão se cruzam e encontram.

 

Nestes lugares houve quem se foragisse da justiça ou se preparasse espiritualmente. Nestes lugares há quem procure a calma e os fazeres de outro tempo. Talvez os encontrem, ou não, numa local que marcadamente histórico e tradicional, é já, também, muito habitado pelo turismo. Mas não deixa, NUNCA, de valer a pena.

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: