Sair das grandes cidades e partir à descoberta dos meios mais pequenos e periféricos que as rodeiam pode trazer-nos agradáveis e inesperadas surpresas. Foi isso que me aconteceu quando decidi explorar melhor o município de Cantanhede, onde há anos morei durante um curto período de tempo, enquanto fazia um estágio curricular.
Naquela altura passava várias vezes de autocarro pela vila de Ançã a caminho da cidade de Cantanhede, mas nunca a havia explorado. No meu imaginário a vila reduzia-se à rua por onde o autocarro ia fazendo as suas paragens…! Contudo, bateu a curiosidade e, passados todos estes anos, voltei para finalmente a descobrir!
Ançã, embora vila desde o século XIV, vive ao ritmo de uma aldeia, onde as pessoas conversam com os vizinhos à janela ou sentadas à porta de casa; onde ainda se diz “Bom dia” a quem quer que por ali passe; onde os cães ainda dão o alerta sobre gente estranha; onde a simpatia e a disponibilidade nunca são de mais.
É uma vila pequena e arrumadinha, onde são possíveis os percursos pedestres, os mergulhos em piscinas de águas ribeirinhas, as visitas a templos religiosos ou a simples deambulação pelas ruas, apenas fruindo.
Apesar de todas estas qualidades, o nome da vila é normalmente reconhecido devido à pedra calcária que abunda na região e que serve de matéria prima à arte escultórica tem séculos: a Pedra de Ançã; ou ao bolo seco, saboroso e típico com o mesmo nome!
Mas Ançã é mais do que pedra e bolo.
Praça do Pelourinho e Paço do Marquês de Cascais
Comecemos a visita pela Praça do Pelourinho, onde encontramos (como o nome indica) o Pelourinho de Ançã e o Paço do Marquês de Cascais, o antigo palácio do Marquês homónimo, bastante importante no desenvolvimento da vila. É aqui que está, também, o posto de informação turística e do qual irão necessitar caso pretendam visitar alguns dos pontos de interesse da vila (para visitar o Museu Etnográfico e o Moinho da Fonte terão que requerê-lo aqui).
Jardim Terreiro do Paço e Igreja Matriz
A passagem sob os arcos do antigo palácio levam-nos a entrar no jardim do Terreiro do Paço onde encontramos a Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora do Ó e cujo altar-mor, em Pedra de Ançã, data do século XVIII.
Continuando caminho pelas estreitas estradas alinhadas pelo casario uniforme é comum sermos surpreendidos e fazermos desvios ao percurso e informações dadas no turismo, mas ainda bem que assim é!
Contudo, não tarda esbarraremos com aquele que é, muito possivelmente, o ex-libris da vila…
Fonte, Ribeira e Piscina de Ançã
O ponto alto da visita a Ançã é certamente a visão da Fonte dos Castros (ou Fonte de Ançã) onde a água brota fria e límpida, escorrendo depois pelos percursos construídos ali em volta e que alimentam o Moinho da Fonte e os Tanques onde mulheres lavam e coram roupa, fazendo lembrar tempos idos, mas que aqui ainda perduram. A água da nascente junta-se depois às águas da Ribeira de Ançã que hão de encher a piscina natural, fazendo daquele um local único e lindíssimo.
O local é tão agradável que, possivelmente, vão querer ficar por aqui algum tempo até se sentirem assoberbados pelo branco dos edifícios e a pela água cristalina.
Mas falta ainda uma última relíquia…
Casa de Jaime Cortesão
Considerado um dos grandes intelectuais portugueses do século XX, Jaime Cortesão nasceu em Ançã em 1884 e a sua casa ainda hoje aqui permanece, embora só seja visitável do exterior.
Os Bolos
Naturalmente não poderia sair de Ançã sem um dos seus maravilhosos bolos! No caso o conhecido Bolo de Ançã estava esgotado, mas há outro: o Bolo de Cornos (sim, de Cornos!), igualmente bom e que não perdi a oportunidade de trazer!
Que mais ver nas redondezas
A vila de Ançã fica a meio caminho das cidades de Coimbra e de Cantanhede, que podem ser óptimas opções de visita.
Porém, se preferirem um passeio pela praia podem optar pela praia fluvial de Olhos de Fervença, a cerca de 23 Km, ou pela praia da Tocha, a cerca de 43 Km.
SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:
Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.
Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.
Ançã linda vila medieval,preenchida de pessoas hospitaleiras,digo por causa própria,pois pertenço ao maravilhoso Grupo Tipico de Ançã.
Sem dúvida, Fernando. Pude comprovar pessoalmente essa hospitalidade! 🙂