Nova Iorque em 8 horas

Uma viagem de trabalho levou-me recentemente até uma escala de 8h no Liberty International Airport, em Newark, Nova Jérsia. Há partida poderiam ser 8h de espera interminável, mas, felizmente, a poucos quilómetros encontra-se aquela que é, muito provavelmente, a área mais famosa de Nova Iorque: a sonhadora Manhattan! Porque não aproveitar e dar um saltinho até lá?

 

A viagem desde o aeroporto até ao centro de Manhattan pode ser facilmente feita de autocarro, adquirindo no próprio aeroporto os bilhetes de ida e volta.

Chegados à península não é possível visitar-se ao pormenor cada edifício, museu, teatro ou jardim, mas conseguem-se perfeitamente percorrer a pé a extensa 5th Avenue, desde o Central Park até ao Washington Park, e daí pela West Brodway e Brodway Street, passando pela Wall Street, até ao Battery Park, e ir passando por alguns dos locais mais emblemáticos de Manhattan – e não deixar de comer uns donuts pelo caminho, claro!

 

Times Square

Quando penso em Nova Iorque, penso em Times Square!

O autocarro que nos leva até Manhattan deixa-nos bastante perto de Times Square, precisando andar apenas alguns minutos até a encontrar. No entanto, o difícil é reconhecê-la vista de baixo! Habituamo-nos a ver os inacreditáveis arranha-céus na TV com uma perspectiva tão diferente que, quando em Nova Iorque, Times Square quase nos passa despercebida! Contudo, continua com os seus enormes painéis de LEDs, repletos de cor, e que nos captam completamente o olhar. Não fosse o frio que se fazia sentir e o tempo apertado, e poderíamos ficar por ali horas só a olhar em volta!

 

Central Park

Subindo um pouco pela 7th Avenue a partir de Times Square encontramos pela frente o Central Park, inaugurado em 1857 e que contempla uma área de 341 hectares. Pela dimensão deste que foi o primeiro parque público dos EUA, está visto que não o conseguimos visitar mais do que uns meros metros, mas que valeram certamente a pena!

Seguindo pela frente do parque, pela West 59th Street fazemos a ligação com a 5th Avenue, a avenida mais emblemática de Nova Iorque! Contudo, para os amantes de tecnologia é melhor não continuarem a marcha sem passarem pela Apple Store da 5ª Avenida que se situa exatamente aí!

 

Empire State Building

Andando pela 5ª Avenida é possível passar ainda por uma Trump Tower, por uma enormidade de lojas de marcas de topo ou pela St. Patrick’s Cathedral. Porém, é o Empire State Building que já vem a puxar pela nossa atenção há muito!

Este imponente edifício de 102 andares e 443 metros de altura, concluído em 1932, é o segundo maior edifício de Nova Iorque. É também o edifício ao qual King Kong se agarra quando visita a cidade no filme homónimo de 1933!

 

Madison Square Park e Flatiron Building

Continuando pela 5th Avenue reparamos numa clareira: o Madison Square Park, no sopé de um dos edifícios mais carismáticos e reconhecíeis de Nova Iorque, o Flatiron Building, um dos primeiros arranha-céus construídos na cidade.

Os amantes da Lego têm nesta praça uma excelente oportunidade para encher o espaço que lhes sobrar na mala! Há aqui uma mega loja!

 

Washington Square Park

De parque a parque chegamos até ao Washington Square Park. Aqui, além de atividades culturais e performances de artistas de rua, começamos já a poder contemplar em plenitude o World Trade Center.

Neste parque, nomeado desta forma em homenagem a George Washington, antigo presidente americano, o marco mais relevante é o grande Arco de Washington, em mármore branco. Construído como homenagem ao centenário da tomada de posse de George Washington como presidente dos Estados Unidos, é este monumento que nos recebe à entrada do parque.

 

Por esta altura já passava ligeiramente da hora de almoço, de modo que não há nada mais americano do que entrar por um dos Starbucks que há nas redondezas e comer algo. Para sobremesa não falharam os donuts!

 

One World Trade Center e Memorial Park

Continuando o caminho depois do almoço chegamos até ao World Trade Center e ao Memorial Park – 9/11 Memorial. Este local é sem sombra de qualquer dúvida aquele em que sentimos algo de diferente. Pensar em tudo o que aconteceu ali em 2001 deixa-nos sem palavras, restando-nos observar em silêncio as enormes fontes que marcam a posição das duas torres destruídas e onde estão gravados os nomes de todos aqueles que perderam a vida no dia 11 de setembro.

 

Wall Street e Charging Bull

Entre o World Trade Center e a famosíssima Wall Street, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, uma das mais importantes do mundo, são apenas alguns minutos.

Ainda um pouco mais à frente é possível tirar uma fotografia com a conhecida estatua  Charging Bull, de Arturo di Modica, que é uma alegoria ao mercado financeiro – mas só se conseguirem chegar até ela por entre as dezenas de outros turistas que por ali se encontram!

 

Battery Park

Apenas mais uns passos – até porque aqui já vamos um pouco cansados de andar – chegamos até um dos limites de Manhattan: o Battery Park. A partir daqui é possível ver a Estatua da Liberdade, embora nos pareça apenas uma pequena formiga lá ao fundo, na foz do rio Hudson!

Já no regresso, e explorando as ruas a nordeste do Battery Park, é possível ver ao longe, também, a cinematográfica Brooklyn Bridge.

 

Como o tempo está bastante contado e há um avião para apanhar, o melhor é fazer a viagem de regresso, porque a pé e cansados a coisa ainda é capaz de demorar!

Sempre sonhei ir a Nova Iorque e com esta curta visita o sonho não esmoreceu, muito pelo contrário. A vontade de voltar e percorrer de lés a lés aquelas intermináveis avenidas, subir aos arranha-céus e encher-me de donuts continua mais vívida do que nunca!

See you soon, New York! 🗽

 


Quanto?

Bilhete de autocarro (Newark Airport – Manhattan – Newark Airport) $31

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: