O que devo fazer se quiser viajar até aos EUA?

Os Estados Unidos da América são possivelmente um dos destinos que mais cativa quem gosta de viajar, não só pelo que nos é passado pela magia da indústria do cinema, mas também porque, de facto, é um destino com bastantes pontos de interesse geológico, metropolitano e cultural.

 

Penso que foi por esse motivo que, depois de ter partilhado convosco o artigo onde conto como aproveitei as 8 horas de escala no aeroporto de Newark para visitar Manhattan, alguns seguidores me colocaram questões relativamente aos procedimentos necessários para viajar até aos Estados Unidos da América.

Decidi, por isso, que seria útil partilhar convosco a minha experiência na obtenção de toda a documentação necessária para viajar até lá, assim como os locais onde podem obter mais informação e manterem-se actualizados. O que descrevo é adequado a quem tem nacionalidade portuguesa, havendo no entanto dicas que serão transversais a outras nacionalidades, por isso, espero que vos seja útil!

 

Passaporte

Antes de tudo é necessário ter um passaporte com pelo menos 6 meses de validade à data da viagem.

Para o caso de serem portugueses, se ainda não tiverem passaporte ou se a validade for escassa, podem dirigir-se ao IRN (na Loja do Cidadão ou na Conservatória), às Lojas do Passaporte, a algumas Delegações do SEF, aos Governos das Regiões Autónomas dos Açores ou da Madeira ou aos Consulados Portugueses, dependendo do local onde se encontram, e pedir a emissão ou renovação do vosso passaporte. O documento tem um prazo de entrega normal de cerca de 5 dias úteis (podendo este variar consoante o local e o tipo de entrega) e um preço de, pelo menos, 65€ (também dependente dos tipos de passaporte e de entrega). Para terem todos os esclarecimentos necessários e sempre actualizados devem consultar o site oficial do Passaporte Electrónico Português.

 

Visto

Para entrar nos Estados Unidos da América é necessária uma autorização de entrada, o visto.

No caso de Portugal, enquanto pertencente ao grupo de países signatários do programa Visa Waiver Program, é permitido aos seus cidadãos viajarem para os EUA por um período de até 90 dias com uma autorização normalmente denominada por ESTA – Eletronic System for Travel Authorization e que pode ser facilmente requerida através do preenchimento de um formulário online no respectivo site.

Além dos $14 a pagar pelo pedido é também necessário, aquando do preenchimento do formulário, facultar um ponto de contacto em solo Americano; aqui é útil já terem o alojamento definido/reservado para poderem facultar a morada do mesmo. Depois é só irem consultando o estado do pedido para verificar se é concedido ou não (o meu foi concedido em cerca de 2 dias, mas a duração pode variar).

Para complementarem toda a informação podem ainda consultar o site do Consulado dos Estados Unidos em Portugal.

 

US Dólares

Por último não nos devemos esquecer que a moeda nos EUA é o Dólar Americano!

Embora a maioria dos cartões de crédito e multibanco já sejam aceites em diferentes partes do mundo, verifiquem sempre junto do vosso banco quais as taxas cobradas pela utilização em países diferentes de Portugal.

Além dos cartões bancários convém levarem já de Portugal alguns dólares para as despesas mais imediatas, como a comida ou o transporte local, por exemplo. A troca/levantamento de dólares pode ser feita ao balcão do banco ou nas casas de câmbio, sendo que é possível terem que pagar algum tipo de taxa.

Depois de tudo pronto é só apanharem o avião e rumarem a uma aventura naquela que é conhecida como a terra das oportunidades! 😀

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: