Pelos passadiços até à aldeia de Casal de S. Simão

Já tinha ouvido falar de Casal de São Simão, principalmente agora que tem uns passadiços acabados de inaugurar. Contudo, quando lá, percebi claramente o por quê de tal falatório!

 
 
Este lugar na Serra da Lousã e pertencente ao concelho de Figueiró dos Vinhos tem uma das mais bonitas e conservadas Aldeias do Xisto, mas são os passadiços que ligam o miradouro à praia fluvial e depois à aldeia de Casal de São Simão a mais recente atração.

Inaugurados recentemente (Julho de 2020), os passadiços descem a encosta escarpada a partir do miradouro até à praia fluvial ao longo de cerca de 400 degraus.

Antes de descer, do miradouro, a vista para o vale rochoso é deslumbrante; lá em cima, da margem oposta, a aldeia mira-nos do alto. Logo aqui é possível que nos percamos de amor por este lugar, mas continuemos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nádia Costa (@ideviajarmulher) a

 

Descendo os passadiços chegamos até à praia fluvial no sopé das fragas. Não esperava tal magnitude, imponência, beleza e outros adjetivos que nem encontro. O lugar é inesperadamente incrível.

As águas da Ribeira de Alge cortam a grande rocha desviando-se dos pedregulhos no caminho e criando um ambiente bucólico quase indescritível e ao qual as fotografias não farão jus. Percamo-nos aqui durante algum tempo, desfrutando dos barulhos e da paz da natureza aqui tão majestosa.

 

Por entre o arvoredo denso a praia estende-se rochosa e de água cristalina, mesmo a pedir para molhar os pés. Porém sigamos primeiro pela ponte em arco que atravessa a ribeira – e onde temos uma visão frontal absolutamente incrível das fragas – e continuemos por um passadiço ao longo da água até à subida na encosta da serra que nos há de levar à aldeia de Casal de S. Simão.

 

A placa indica 500 metros de caminho, mas parecem 1000! O caminho não é difícil, mas é sempre a subir e com alguma inclinação. Chego cansada, mas vale a pena.

Casal de São Simão é possivelmente das Aldeias do Xisto mais bem conservadas e bonitas que vi. Ao longo de uma única rua as casas unem-se e conduzem-nos até ao topo da aldeia onde podemos continuar caminho até à Ermida de São Simão, o templo mais antigo do concelho.

 

Visitada a aldeia é hora de regressar; espera-nos o tal molha pés na praia fluvial!

Voltando pelo mesmo caminho, agora mais fácil, porque “para baixo todos os santos ajudam”, chegamos novamente à praia fluvial. Encontrar um lugar perto da água pode figurar-se difícil, tendo em conta que estamos a aproximar-nos da hora de almoço e há muita gente na praia. Mas lá se encontra.

Na hora de regressar a casa segue-se o caminho da chegada. Subir os cerca de 400 degraus de passadiços pode verificar-se mais complicado do que descer, mas lá chegamos ao destino já completamente perdidos de deslumbre por este sítio.
 


Como chegar

Para conhecerem Casal de S. Simão terão que chegar à estrada Municipal 525 que tem ligação com o IC8 e a N237 (além de outros acessos mais secundários).

Caso cheguem pelo IC8 o ponto mais perto será a Ermida de São Simão, com ligação à aldeia; porém, podem percorrer mais uns quilómetros e chegar ao miradouro onde se inicia a descida dos passadiços.

Caso cheguem pela N237 o ponto mais perto é o miradouro onde se inicia a descida dos passadiços.

Quer no miradouro, quer mais junto à praia fluvial existem parques de estacionamento com alguma capacidade. Porém, se forem tarde pode ser complicado arranjar lugar, pois o local é concorrido.

 

Onde comer

Na praia fluvial existe um pequeno bar que serve refeições rápidas, como hambúrgueres ou tostas.

Na aldeia existe também um restaurante e uma pequena loja, mas estavam fechados aquando da minha visita (não percebi se temporariamente ou se estava fora do horário).

 

Onde ficar

Na aldeia de Casal de São Simão existem 2 alojamentos, a Casa Amarela e a Casa A Lura.

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: