Penacova e os seus moinhos ao sabor do vento

Os moinhos de vento fazem certamente parte do nosso imaginário, quanto mais não seja por reconhecermos neles o gigante de D. Quixote!

 

Outrora edifícios indispensáveis à obtenção de rendimento e de alimento através da moagem dos cereais, os moinhos são hoje, na sua maioria, apenas entendidos como património indispensável à compreensão das vivências populares e da evolução dos tempos.

Em Portugal, é no concelho de Penacova que podemos encontrar um dos maiores núcleos molinológicos do país, com 19 moinhos de vento a funcionar ou em condições para tal. Esses moinhos encontram-se distribuídos pelos lugares de Atalhadas, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira.

 

De todos estes locais visitei 3: Gavinhos, Atalhadas e Portela da Oliveira. Neste último podemos visitar o Museu do Moinho Vitorino Nemésio e compreender melhor todo o processo de trabalho envolvido na moagem dos cereais em moinhos de vento, mas em todos estes locais podemos, também, deleitar-nos com paisagens fabulosas sob as serras do concelho e mais além.

 

Gavinhos

 

Atalhadas

 

Portela da Oliveira

 

Centro de Penacova

No final da visita aos moinhos nada como terminar o dia a relaxar no centro da vila de Penacova, gozar da vista para o vale do rio Mondego e aproveitar para saborear alguns dos doces típicos da zona!

 

Bora lá?

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: