Penela, 3 locais para atividades ao ar livre

A cidade de Coimbra é conhecida pela sua universidade, história e festas académicas, motivos mais do que suficientes para levar um sem número de turistas a visitá-la todos os anos. No entanto, nos concelhos que circundam a cidade dos estudantes, como também é conhecida, é possível encontrar verdadeiros paraísos para quem é amante de actividades ao ar livre.

 

Penela é um dos concelhos, no sul do distrito de Coimbra, com locais que valem verdadeiramente a pena conhecer. Em poucos quilómetros é possível fazer praia, caminhadas ou subir a locais com vistas incríveis e repletos de história, tudo isto ao ar livre e em contacto com a natureza.

Os 3 locais de que vos falo de seguida são perfeitamente visitáveis num dia, como fiz, sem descorar as caminhadas ou um mergulho para refrescar!

 

Cascata da Pedra da Ferida

Comecemos pela Cascata da Pedra da Ferida. Esta cascata, na freguesia do Espinhal, tem cerca de 32 metros de altitude e encontra-se na linha de água da Ribeira da Azenha. O percurso até à queda de água é possível fazer-se a pé desde o centro do lugar, demorando cerca de 20 minutos, ou, se preferirmos, de carro até à entrada do troço 2 de caminhada, bastante mais perto. Pelo caminho até à cascata podemos usufruir da natureza em todo o seu esplendor, ver azenhas outrora utilizadas para a moagem de cereais ou fazer uma paragem no parque de merendas. Quando na cascata há que aproveitar para dar um mergulho, mas, cuidado, porque a água é gelada! 😅

Grau de dificuldade: Fácil
Sinalização: Boa

 

Castelo do Germanelo

O Castelo do Germanelo, datado do século XII e mandado edificar por D. Afonso Henriques como parte integrante do sistema defensivo do Mondego, localiza-se na freguesia do Rabaçal a cerca de 8,5 km da Cascata da Pedra da Ferida, na freguesia do Espinhal. Embora seja possível fazer um percurso a pé entre as duas freguesias, se estiverem com o tempo mais apertado, o melhor é deslocarem-se de carro até ao lugar de São Sebastião e fazerem a partir daí o percurso a pé até ao castelo. Parte do caminho que nos leva entre o lugar de São Sebastião e o Castelo do Germanelo, hoje apenas uma muralha e onde a vista é algo de extraordinário, é também a fronteira entre o Distrito de Coimbra e o Distrito de Leiria!

Grau de dificuldade: Fácil
Sinalização: Razoável

 

Praia Fluvial da Louçainha

Depois das caminhadas até à Cascata da Pedra da Ferida e até ao Castelo do Germanelo nada melhor do que dar um refrescante mergulho na piscina da Praia Fluvial da Louçainha! Esta praia de bandeira azul, integrante da rede de praias fluviais das Aldeias de Xisto, está também localizada na freguesia do Espinhal e aproveita as represas da Ribeira da Azenha para as suas piscinas.

 

Visitar nas redondezas

Aldeias de Xisto: existem várias aldeias de xisto espalhadas pelas serras circundantes e que merecem uma visita; a aldeia Ferraria de São João é uma delas;

Centro de Penela: o centro de Penela fica a poucos quilómetros, por isso não deixem de visitá-lo; entre outras coisas, há o Castelo de Penela para ver;

Ruínas Romanas do Rabaçal: esta zona do país é rica em perímetros arqueológicos, sendo o Rabaçal um desses locais. Aqui existe um grande complexo habitacional romano, descoberto em 1984.

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: