Por que razão os Harry Potter Studios não são apenas para fãs da saga

Quando visitei os Warner Bro. Studio Tour London – The Making of Harry Potter, no verão de 2012, estes tinham inaugurado há pouquíssimo tempo. As atracções eram menos do que aquelas que podem visitar actualmente, mas enquanto fã muggle da saga achei-os já incrivelmente mágicos!

 

Apesar de todo o fascínio que uma atracção deste género pode provocar num fã, há outras razões que me fazem considera-la de interesse público. Desengane-se quem pensa que vai ver apenas um monte de tralha utilizada nos cenários dos filmes da saga. Não. NÃO!

 

Antes de mais vai perceber como se transforma uma visita a uns estúdios numa verdadeira e surpreendente experiência logo na entrada (sobre a qual não vou fazer spoiler)! 😛

De seguida vai-se impressionar com o realismo de cada cenário, figurino e adereço, ao ponto de tentar tocar numa das superfícies para confirmar se são realmente de pedra, vidro ou o que quer que seja que parece estarmos a ver (e que, digo-vos já, na maioria dos casos não é o que pensamos)!

 

Por fim chega a parte impressionante, a parte que nunca aparece nos ecrãs de cinema, pela qual apenas alguns pesquisam e que a maioria nem faz ideia do que envolve. A parte do projecto.

Quantas horas passaram engenheiros e técnicos a inventar e a construir mecanismos que colocam frigideiras, ferros ou árvores a mexer? Por quantas versões passou o desenho técnico dos arquitectos que idealizaram o castelo de Hogwarts? Em quantas esculturas foi transformado o pequeno Dobby até se tornar no elfo que nos parte os corações?

 

É a este tipo de questões que os estúdios também nos respondem com uma clareza atroz, através de uma colecção de material que nos deixa boquiabertos a cada passo pelo seu detalhe e profissionalismo.

Mais do que para fãs da saga Harry Potter e até para fãs de cinema, esta experiência é para os espectadores diários de ficção: nós. É-nos ali possível perceber a forma como uma arte de todos os dias se transforma numa profissão de longos e exigentes meses.

 

Para quem estiver de visita a Londres e quiser conhecer e aprender um pouco sobre o fantástico mundo do cinema, os estúdios situam-se em Watford, a sensivelmente 34 Km do centro de Londres. Para lá chegar podem utilizar o carro, como fiz, ou optar pela viagem de comboio e autocarro personalizado que vos leva até ao recinto.

Para os fãs, não se esqueçam que há outros locais em Londres que serviram de cenário ao filme, como a estação de King’s Cross, onde encontram o carro com as malas! 🧙🏼

 

SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:

 

Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.

 

Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.

 

Deixe um comentário

Close
%d bloggers like this: