No primeiro post deste blogue falei-vos sobre a minha primeira viagem totalmente patrocinada por mim: Roma!
Roma é uma cidade fantástica, onde a história acontece a cada virar de esquina. Se visitarem Roma preparem-se para serem surpreendidos a cada passo, em cada ruela por onde passarem; é sem dúvida uma cidade monumental!
Além dos monumentos, algo a que devem dar especial atenção é aos carros, já que estacionar veículos e atravessar estradas podem ser tarefas que se verificam um tanto ou quanto… como direi? Ruinosas!
Apesar disso, hoje quero apresentar-vos os 10 locais que não devem mesmo perder quando em Roma.
1 – Vaticano
Só neste pequeno estado soberano que é a sede da Igreja Católica existe um enorme leque de locais que devem ser visitados:
Praça de S. Pedro
Provavelmente uma das mais conhecidas praças do mundo, a Praça de S. Pedro desenhada por Bernini é o local onde se realizam algumas das mais tradicionais celebrações católicas.
Basílica de S. Pedro
É um dos locais mais importantes para o catolicismo e foi considera Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A sua cúpula é um dos locais mais reconhecíveis no horizonte de Roma e pode ser visitada; vale bastante a pena subir os imensos degraus (e elevador) até à Cúpula, uma vez que a vista lá de cima é absolutamente de cortar a respiração – tanto pela beleza como pela altura, que é mesmo muita!
Museu do Vaticano
No Museu do Vaticano têm a possibilidade de visitar, entre outras obras de arte e edifícios esplendorosos – nunca me irei esquecer daqueles longos corredores – aquela que é uma das mais conhecidas capelas do mundo, a Capela Sistina da autoria de Michelangelo.
Na capela, em particular, não são permitidas fotos, mas de certeza que, ainda assim, a memória não vos irá trair a lembrança, pois trata-se de algo realmente único e espectacular.
2 – Castel Sant’Angelo
A poucos metros da Cidade do Vaticano e mesmo em frente à ponte Sant’Angelo que atravessa o rio tibre é possível visitar o Castelo Sant’Angelo.
Construído inicialmente para mausoléu familiar do imperador Adriano e mais tarde utilizado como edificio militar, o Castel Sant’Angelo é atualmente um museu.
3 – Fontana di Trevi
Lindíssima durante o dia e espectacular à noite, esta é possivelmente uma das mais bonitas e reconhecidas fontes do mundo.
Cenário de alguns filmes do cinema clássico, é sem dúvida um local onde não se deve deixar de tirar uma fotografia e lançar a tradicional moeda por cima do ombro! Isto é, se conseguirem chegar até junto da fonte…!
4 – Coliseu
Este anfiteatro cuja construção data de 72 d.c. é sem dúvida um dos exlíbris de Roma e local a não perder.
5 – Fórum Romano
Mesmo na lateral do Coliseu situa-se aquele que foi o principal centro de comércio e cultura da Roma Imperial, o Fórum.
É também entre este local e o Coliseu que são realizadas as celebrações da Páscoa em Roma, nomeadamente a Via Sacra, cujo percurso pode ser percorrido na lateral no Fórum.
6 – Panteão
É um dos edifícios Romanos mais bem preservados de sempre e que nunca esteve em desuso.
7 – Piazza di Spagna
A Praça de Espanha, que chegou a chamar-se Praça de França, é uma das mais visitadas praças de Roma, quer por estar rodeada por edifícios históricos, quer por estar rodeada por lojas de algumas das mais conhecidas marcas de luxo de pronto a vestir!
8 – Jardins da Villa Borghese
É o segundo maior parque de Roma e foi inicialmente construído para o Palácio Villa Borghese Pinciana. Atualmente, os edifícios espalhados por este belíssimo parque estão convertidos em atracções museológicas.
9 – Piazza Navona
Esta praça é uma das mais famosas praças romanas e aquilo que terá sido um estádio da Roma Antiga.
Aqui é também possível verem e até comprarem o trabalho de muitos artistas que vendem as suas extraordinárias pinturas na rua!
10 – Campo di Fiori
É uma das mais antigas praças de Roma e onde é possível visitar, todos os dias com excepção de Domingo, um dos maiores e mais conhecidos mercados de rua da cidade!
No centro da praça está a estátua de Giordano Bruno, filósofo romano que terá morrido nesta praça após ter sido condenado à morte na fogueira pela inquisição.
Dados os 10 locais que não devem perder se forem a Roma aproveito para lembrar que muitas das entradas são gratuitas ou estão incluídas no Roma Pass, o bilhete geral que inclui transportes e atracções, entre outros descontos!
Buon viaggio! 🛫
SE FORES VIAJAR
Aproveita os descontos abaixo quando estiveres a organizar a tua viagem:
Cartão Revolut: Regista-te com esta ligação e recebe um Cartão Revolut gratuito e aproveita, entre outras vantagens, as incríveis taxas de câmbio no estrangeiro.
Seguros de Viagem IATI: Faz o teu seguro de viagem na IATIIati seguros através do blogue e aproveita os 5% de desconto nos diferentes seguros especializados para viajantes.